top of page

UM ANTIGO BOXEADOR DE BAGÉ

Série: Personagens de Bagé

👋 Bem-vindos ao meu blog. Eu sou Cid M. Marinho, fotógrafo por mais de 30 anos e curioso incansável pela história da nossa gente. Depois de uma vida clicando momentos com câmeras analógicas e trabalhando na TV, hoje sigo registrando e compartilhando memórias — agora, com o celular e o coração.


Este é o meu espaço no blog, onde vou trazer à tona histórias de personagens que fizeram ou fazem parte da história de Bagé. Gente simples, figuras que marcaram época — e que merecem ser lembradas.


Pra abrir essa série, chamada Personagens de Bagé, vou contar sobre um boxeador que movimentou a cidade e inspirou gerações com coragem e força. Um nome que muitos conhecem... e outros vão ter o prazer de descobrir agora.

Nos próximos posts, sigo trazendo rostos e nomes que carregam história. Alguns esquecidos, outros vivos na memória popular. Se você gosta de recordar, de valorizar quem veio antes, te convido a acompanhar comigo.

Nos vemos por aqui ✍️Cid


Série: Personagens de Bagé

UM ANTIGO BOXEADOR DE BAGÉ

(por Cid M. Marinho)

João Carlos Corrêa Curzio nasceu em Bagé, no dia 17 de dezembro de 1913. Era filho de José e Joaquina. Com 15 anos de idade, começou a trabalhar na antiga loja "A Instaladora", e em pouco tempo tornou-se profissional em instalações elétricas e hidráulicas. Gostava de praticar esportes de impacto, jogou futebol, mas acabou se dedicando às lutas de boxe. João Carlos tinha boa altura e um físico privilegiado, logo se destacou como excelente boxeador nas academias onde treinava. Em Bagé, lutou em ringues montados nos extintos teatros "Coliseu" e "Ex­perimental".


Aos 24 anos, Curzio desafiou o campeão dos pesos-pesados do Estado. Foi a Porto Alegre, e no ginásio do I.P.A. venceu a luta, tornando-se o novo campeão, em 1937. Ele conseguiu manter o título de "Campeão Estadual" até 1949. Foi um fato inédito para um boxeador de Bagé, transformando-se em um verdadeiro herói na nossa história esportista. Sempre foi muito festejado pelo povo em geral.


Em 1946, resolveu desafiar o então "Campeão Brasileiro". A luta aconteceu no Rio de Janeiro, e foi um combate intrincado, com golpes violentos de ambos os lados. Os mais apaixonados pela "nobre arte", de esgrimir com os punhos, dizem que João Carlos ganhou a luta por pontos. Mas os juízes acabaram dando a vitória para o pugilista que defendia o título nacional. João Carlos voltou para Bagé, com o título de vice-campeão brasileiro. Até hoje nenhum outro boxeador bageense conseguiu repetir tal feito histórico.


Com o dinheiro que ganhou nas lutas de boxe, João Carlos comprou uma casa para morar com a sua família na rua Dr. Penna. Ele foi casado com Lurdes Maria e teve os filhos Sirlei, Jair, Carlos Luís e Fernando. João Carlos morreu em 14 de abril de 1983, aos 70 anos de idade. Seus restos mortais estão no jazigo da família, no cemitério da Santa Casa de Bagé.



Essa é apenas uma das muitas histórias incríveis da nossa cidade, e faz parte da série Personagens de Bagé, onde vamos resgatar e celebrar as vidas daqueles que ajudaram a construir nossa história. Você sabia dessa trajetória de João Carlos Curzio? Deixe seu comentário e compartilhe essa memória com a gente!


Fique ligado, porque vem muito mais por aí! Não perca as próximas histórias dessa série que traz à tona os heróis e figuras que marcaram Bagé. E se você tiver mais histórias para contar, compartilhe conosco!


Vamos seguir preservando nossa história juntos. 🥊


Se você curtiu essa história, siga a página para não perder os próximos episódios dessa série emocionante!

2 Comments


Guest
há 4 dias

Que legal! E Bagé tem muito mais histórias assim, imagino o que ainda não sabemos.. ansioso pros próximos posts!

Like

Guest
há 4 dias

Parabéns bela reportagem,histórias assim preservam as memórias de nossos conterrâneos e de nossa cidade..Muito bom!!

Like

©2024 by CADA CASA UM EMPREENDEDOR - CaUEMP - CPF 485.343.230.20

Rua Juvêncio Lemos 686,Centro, Bagé, RS - 53 991558935

A previsão de entrega pode variar conforme a sua região  para obter informações mais precisas nos contate

bottom of page